INTERPROGRAMAS

Publicações Interprogramas - COMPÓS
III Interprogramas

LOPES, Maria Immacolata Vassalo (org.). Epistemologias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

  • Parte 1: As epistemologias contemporâneas e o lugar da Comunicação
    • La producción social de sentido sobre la producción social de sentido: hacia la construcción de un marco epistemológico para los estudios de la comunicación – 15 Raúl Fuentes Navarro
    • Por uma espistemologia da Comunicação – 41 Eduardo Duarte
    • Epistemologia da Comunicação: além do sujeito e aquém do objeto – 55 Lucrecia D´Alessio Ferrara
    • As epistemologias contemporâneas e o lugar da Comunicação – 69 Luiz C. Martino
  • Parte 2: Atravessando fronteiras: as Interfaces da Comunicação
    • Midiologia Brasileira: o resgate das fontes paradigmáticas – 105 José Marques de Melo
    • Comunicação e Informação: conflitos e convergências – 121 Ida Regina Stumpf, Maria Helena Weber
    • O campo da comunicação e a comunicação entre os campos na era da globalização – 135 José Luiz Aidar Prado
    • A Comunicação e(m) seus limiares – 155 Aluízio R. Trinta
  • Parte 3: Teorias e metodologias no campo da Comunicação
    • Hermenêutica, teorias da representação e da argumentação no campo da Comunicação – 163 Luís Carlos Lopes
    • A comunidade e a conformação de uma abordagem comunicacional dos fenômenos – 187 Rousiley C. M. Maia, Vera V. França
    • Explorações sobre a problemática epistemológica no campo das ciências da Comunicação – 205 Alberto Efendy Maldonado
    • Para que pesquisar? Comunicação: uma ciência social aplicada – 227 Laan Mendes de Barros
  • Parte 4: A disciplinarização da Comunicação
    • Geopolítica como disciplina comunicacional – 245 Jacques A. Wainberg
    • Em busca da disciplinarização da Comunicação: da noção de campo aos domínios de pesquisa – 253 Giovandro Marcus Ferreira
    • Sobre o estatuto disciplinar do campo da Comunicação – 277 Maria Immacolata Vassallo de Lopes
    • Arte, Comunicação e Ciência – A questão da linguagem – 295 Fernando Passos
  • Parte 5: O futuro do campo da Comunicação
    • Ciência e método em Comunicação – 305 Muniz Sodré
    • O estranho caso de certos discursos epistemológicos que visitam a área da Comunicação – 313 Wilson Gomes
    • A sociedade mundial e o retorno da grande teoria – 331 Octaviano Ianni
II Interprogramas

WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio (orgs.) Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2002.

  • Introdução: O que significa fazer hoje a crítica das práticas midiáticas? José Luiz Aidar Prado
  • Parte I – Da sociedade de massa à sociedade em rede
    • Mediacriticism ou o dilema do espetáculo de massas Ciro Marcondes Filho
    • O sistema social crítico interpretativo José Luiz Braga
    • A crítica das mídias na entrada do século 21 Lúcia Santaella
    • Do telégrafo à rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da comunicação Vera França
    • A morte do interlocutor: por uma crítica irônica da mídia Juremir Machado da Silva
  • Parte II – Ciberculturas e sociedade em rede
    • O sujeito no ciberespaço Arlindo Machado
    • Sobre a divergência dos meios e as imagens maquínicas Fernão Pessoa Ramos
    • Aspectos da cibercultura – vida social nas redes telemáticas André Lemos
    • Infância digital e cibercultura Sérgio Capparelli
    • Netnografias nas redes digitais Simone Pereira Sá
I Interprogramas

AIDAR PRADO, José Luiz (org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo, Hacker Editores, 2002.

  • Parte 1 – Campos
    • A pesquisa vista “de dentro de casa” – 21 Antonio Fausto Neto
    • Objetos de pesquisa e campo comunicacional – 36 Bernardo Issler
    • Em busca dos objetos de pesquisa em comunicação no Brasil – 52 Cicilia M. Krohung Peruzzo
    • Paradigmas de construção do campo comunicacional – 73 Marialva Barbosa
  • Parte 2 – Meios
    • O campo da comunicação e a experiência estética – 83 César Geraldo Guimarães
    • Pesquisa em multimeios: sons e imagens na encruzilhada das artes e da ciências – 101 Marcius Freire
    • Mídia convergente enquanto meio e objeto de estudo – 117 Mohammed Elhajji
    • Jornalismo na comunicação – 137 Christa Berger
    • A experiência na escritura: uma estória e um impasse – 164 Denílson Lopes
  • Parte 3 – Teorias
    • Comunicação: objeto, objetivos, objeções – 177 Décio Pignatari
    • A desintegração historial do objeto vis-à-vis à emergência da cibercultura e do pensamento comunicacional – 181 Francisco Rüdiger
    • Semiótica como teoria da comunicação – 209 Irene Machado
    • Da decifração à experiência da significação: os percurso da linguagem nas teorias da comunicação – 235 José Benjamim Picado
  • Parte 4 – Análises
    • Antônio Albino Canelas Rubim – 251
    • José Luiz Braga – 257
    • Juremir Machado da Silva – 271
    • Maria Immacolata Vassalo Lopes – 277
    • Vera França - 286