Trabalhos submetidos para o Encontro Compós 2020


GT: COMUNICAçãO E CIBERCULTURA
TITULO
1APLICATIVOS DE MOBILIDADE E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: um estudo sobre as redes de bicicletas e patinetes compartilhados na cidade de São Paulo
2AS RELAÇÕES DA CIBERCULTURA COM OS FLUXOS COMUNICACIONAL E CULTURAL CONTEMPORÂNEOS: a evolução do hibridismo para o Nobrow
3BRINCANDO EM SERVIÇO: as potencialidades informativas do lúdico no jornalismo digital
4Capital Lúdico e Trabalho na Transposição dos Jogos Digitais para as Plataformas de Streaming
5CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO TWITTER: como líderes de opinião ressignificam as notícias
6NO LIMITE DA UTOPIA: Esports, Neoliberalismo e como a Cultura Gamer desceu à Loucura
7NOVOS CAMINHOS DA INFORMAÇÃO: mediação e visibilidade nos protestos brasileiros de 2013
8OS DADOS DIGITAIS NA COMUNICAÇÃO: um novo padrão nas pesquisas?
9PARA ALÉM DOS “DADOS COLETADOS”: políticas das APIs e mediações algorítmicas nas plataformas de mídia social
10Práticas conversacionais no WhatsApp: a interação em conversações paralelas
11REDES SOCIAIS E QUESTÕES DE INTERESSE PÚBLICO EM TEMPOS DE POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA
12REPÓRTER-ROBÔ: guia sobre aplicações de natural language generation para o jornalismo
GT: COMUNICAçãO E CIDADANIA
TITULO
1A MÍDIA INDEPENDENTE PÓS JUNHO 2013: a comunicação alternativa da Ponte Jornalismo e dos Jornalistas Livres
2A participação social dos sujeitos comunicacionais na cidadania comunicativa
3A REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NAS CAMPANHAS DE COMBATE À SÍFILIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
4AO ALCANCE DA CIDADANIA COMUNICATIVA: REDE SOCIAL FACEBOOK ASUGOV GV
5COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E MIDIATIZAÇÃO: reflexões sobre a cidadania na contemporaneidade
6Comunicação popular e comunitária no desenvolvimento social local: a experiência de Heliópolis, cidade de São Paulo-SP
7CONGLOMERADOS MIDIÁTICOS REGIONAIS
8CRISE DA MIGRAÇÃO, CRISE DO JORNALISMO? Por uma gramática ética e humanitária sobre mobilidade humana na mídia
9DIALÉTICA DA INSULARIDADE: Notas para compreensão da hegemonia popular
10DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO E A ACESSIBILIDADE NAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS
11Geosmina e barbárie: ocaso da cidadania
12Grito dos/as Excluídos/as: 25 anos na agenda de lutas por cidadania no Brasil
13JORNALISMO AMBIENTAL E CIDADANIA: Brumadinho nas capas das Revistas
14METODOLOGIA DA RESISTÊNCIA: racionalidade, cidadania comunicativa e a organização de processos metodológicos na constituição de coletivos sociais
15PROCESSOS COMUNICACIONAIS DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS: histórias de lutas e resistências.
16REPERTÓRIOS DE COMUNCIAÇÃO NOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS NO CHILE E NO BRASIL
GT: COMUNICAçãO E CULTURA
TITULO
1A AMAZÔNIA VISTA PELO OLHAR INSUBORDINADO DE ELIANE BRUM: perspectivas sobre um jornalismo que compreende
2A influência de Émile Durkheim sobre a comunicação social do suicídio.
3As representações do Samba na prática escolar e o estudo de caso do Samba em Rede como ferramenta de preservação do gênero
4COMPRANDO NA FEIRA: EXPERIENCIANDO A CARNE DO MUNDO. Etnografia e comunicação intersensorial
5COMUNICAÇÃO E ACELERAÇÃO SOCIAL DO TEMPO: um olhar para experiências brasileiras de jornalismo slow
6DO AJUSTAMENTO À NEGAÇÃO: as experiências da pessoa idosa com os telefones celulares e as interfaces entre cultura material, consumo e comunicação
7Favelas cariocas no The Guardian: as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016
8FESTA À SÃO MARÇAL O SANTO PADROEIRO DOS BOIEIROS O DIÁLOGO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO.
9IMAGENS EM DELÍRIO: a fala das ilustrações literárias em Dom Quixote de Miguel de Cervantes
10IMAGENS PATÔGENAS: subsídios para estudos de transtornos de imagens a partir do caso clínico e do método Warburg
11INNIS REVISITADO: epistemologia e delicadeza
12Lembrando o futuro, imaginando o passado.
13MORAL DA CASA: o papel da instituição família nas produções de sentidos em noticiários criminais
14O (FIM DO) SILÊNCIO DOS HOMENS: crise cultural do patriarcado e sua relação com a ecologia da comunicação
15O MARKETING DA FLORESTA: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
16O que será que os algoritmos ainda precisam nos dizer
17OS MODELOS CULTURAIS E A CRISE DA EDUCAÇÃO: Caminhos pedagógicos na Comunicologia de Vilém Flusser
18SOLIDÃO E CULTURA DIGITAL: uma relação entre estrutura do sentimento e o desenvolvimento sócio-histórico das tecnologias em comunicação.
19Teste envio arquivo
20Uníssono e Balbúrdia: Sonoridades de manifestações, protestos e comícios políticos de rua no Brasil
21VÍNCULOS SONOROS NA DIÁSPORA: Investigando a teia de afetos entre ouvintes migrantes e o rádio expandido
22“APESAR DE VOCÊ”: o poder cultural de Chico Buarque em tempos de defesa aberta do Partido dos Trabalhadores
GT: COMUNICAçãO E EXPERIêNCIA ESTéTICA
TITULO
1A fotografia e a política das imagens em Pedro Costa
2Arqueologia das sensações: Genealogia da Decadência: um outro Modernismo?
3DOSTOIÉVSKI NUNCA FOI AO CINEMA: jamais aceitaria versões de suas obras para as telas
4ENQUADRAMENTO E FRONTEIRA: a ficção do cotidiano em “Pouco mais de um mês” (2013) e “Quintal” (2015), de André Novais Oliveira
5ESCUTAS DE UM OUVIDO AUTÔMATO: estética e erotismo do ASMR
6ESTÉTICA ANTROPOFÁGICA: CRÍTICA ÀS NORMATIZAÇÕES NAS EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO DE PODCAST
7Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida
8EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: entre imagens nas videoinstalações de Pipilotti Rist
9FALKENAU, VISION DE L’IMPOSSIBLE: notas sobre uma breve lição de humanidade
10Isso não funciona, isso não está funcionando, isso está não-funcionando: princípios de uma estética do mau-funcionamento
11Kitsch, consumo e política: a publicidade das lojas Havan e a estética do bolsonarismo
12Manifestos para ouvir: experiência estética genderizada e racializada a partir de Luedji Luna
13MODA E POLÍTICA: por uma tradução estética dos poderes
14NINGUÉM VAI DIZER COMO AMAR! diversidade videoclipe
15O ? DA FOTOGRAFIA (LADO A)
16O DIZER SOBREVIVENTE FEMININO: uma leitura das obras de Ceija Stojka e Scholastique Mukasonga
17PARA ALÉM DO CORAÇÃO AQUECIDO: fraturas e pequenas crises numa experiência estética com John Wesley
18Parole, parole… Memória e nomadismo de um “hit” musical
19PERFORMANCES DA RESISTÊNCIA: potencialidade estética dos arranjos comunicativos nas insurgências do século 21
20“Tchau, querida!”: por uma estética do extremismo a partir dos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff
GT: COMUNICAçãO E POLíTICA
TITULO
1CASCATAS DE INFORMAÇÕES, DIFUSÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E CONTESTAÇÃO NO TWITTER
2ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: proposta teórico-metodológica para análise de prática do jornalista
3A CAMPANHA ELEITORAL PERMANENTE DE JAIR BOLSONARO: O deputado, o candidato e o presidente
4A DESINFORMAÇÃO COMO PROJETO POLÍTICO: a construção da narrativa das matérias econômicas no Jornal Nacional
5A ESQUERDA BRASILEIRA E A PERCEPÇÃO DOS EFEITOS DAS FAKE NEWS: experiência e conhecimento como moderadores do Efeito de Terceira Pessoa
6A NORMATIVIDADE A SERVIÇO DA ESFERA PÚBLICA: Jürgen Habermas, Comunicação e Direito
7A POLÍTICO-PARTIDARIZAÇÃO DA JUSTIÇA: A cobertura da Lava Jato na Folha de S. Paulo
8BROADCAST E RADICALIZAÇÃO PARA AS MASSAS: produção e difusão de conteúdo no WhatsApp bolsonarista
9COMUNICAÇÃO PÚBLICA PELO SEU OPOSTO: Práticas comunicacionais em regimes autoritaristas no Brasil e no Mundo
10Comunicação, Gênero e Poder: um estudo sobre as manifestações de ódio às mulheres políticas
11Da TV para o streaming: novos usos e consumos da Globo no meio digital
12DE CONSUMIDORAS A SUFRAGISTAS: a constituição do sujeito político moderno nas lojas de departamento (1850-1920)
13DOLCE FARMEME: a retórica da brincadeira política
14ENQUADRAMENTO MULTIMODAL DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF EM REVISTAS BRASILEIRAS: gênero como quadro de referência primário
15ESTADO DA ARTE DA DEMOCRACIA DIGITAL NO BRASIL: uma análise de artigos publicados em periódicos entre 1999-2018
16FAKE NEWS E A EXPLORAÇÃO SENSORIAL DA INDIGNAÇÃO ESTIMULADA: observações a partir de Teun van Dijk e Harold Lasswell
17INTERESSE PÚBLICO E POLÍTICA NA PRÁTICA DO JORNALISMO DE DADOS NO BRASIL
18Mídias digitais e campanha negativa – uso estratégico nas eleições presidenciais de 2018
19NARRATIVAS JORNALÍSTICAS NO SITE JORNALISTAS LIVRES: as estratégias argumentativas de seus narradores durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff
20NEGAÇÃO E RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS: As reações ao politicamente correto entre apoiadores de Bolsonaro e Haddad no período eleitoral de 2018
21NOVAS TERRITORIALIDADES RELIGIOSAS : Território Sagrado ou Político
22O DEBATE SOBRE O MARCO CIVIL DA INTERNET: contribuições epistêmicas das consultas públicas online
23O fenômeno do WhatsApp na campanha presidencial de 2018
24OS PROCESSOS MIDIÁTICOS E A FUNÇÃO MEDIADORA EM “O BRASIL QUE EU QUERO”: resultado parciais de pesquisa em Mato Grosso do Sul
25PARA ALÉM DOS BASTIDORES DA POLÍTICA: a cobertura governamental
26PARTICIPAÇÃO ONLINE E EXECUTIVOS MUNICIPAIS: um estudo de ferramentas de participação em websites de prefeituras de Santa Catarina
27PLATAFORMIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA: governança algorítmica da visibilidade entre 2013 e 2018
28Polarização nas redes:as campanhas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) no Instagram
29PRIMAVERA LATINA: corpo e performance de mulheres latinas nos protestos de 2019
30REGULAÇÃO DA MÍDIA E DEMOCRACIA: análise comparada de alguns modelos
31REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DISCURSIVA NO FACEBOOK: análise da atuação de mulheres vereadoras
32“DORIA, ‘PIXO’ É ARTE”: o enquadramento das notícias durante a “guerra do spray” em São Paulo
33“ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”: convocações afetivas ao consumo de fake news e descredibilização da grande mídia nas eleições 2018
34“Menos matérias da vereadora”: O assassinato de Marielle Franco e a censura na Agência Brasil
35“TERRIVELMENTE EVANGÊLICA”: O discurso feminino conservador como ferramenta de construção da identidade política de Damares e de seus seguidores
36¡AQUÍ ESTAMOS LAS MUJERES!: a figura feminina nos protestos políticos sul-americanos de 2019 a partir de uma análise de imagens do Instagram
GT: COMUNICAçãO E SOCIABILIDADE
TITULO
1A experiência do falso e a fake news: a potência da imaginação e a imaginação no poder
2A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACONTECIMENTO: representações, valores e problema público
3ACONTECIMENTO: catástrofe e transformação
4Ainda assim me levanto – Marielle Franco e formas de estar junto na dor
5Apropriação cultural e afetos: empatia como capital
6DA PESSOA AO PROCESSO: a emergência do “dispositivo-Franciscus”
7DA SALVAÇÃO PELA FÉ À CURA PELA AUTOESTIMA: as origens religiosas do testemunho de vítima
8DISPOSITIVO INTERACIONAL, INTERSECCIONALIDADE E BIOPOTÊNCIA: Nath Finanças, entre a autovalorização e promoção da precariedade
9ENSAIO SOBRE A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO 2.0 E A DESPOLITIZAÇÃO DA VIDA – O SUICÍDIO COMO ENTRETENIMENTO
10ESQUECIDAS: celebridade, consumo e relações de gênero no Brasil
11Governança algorítmica e economia libidinal
12MULHERES NEURODIVERGENTES: conexões que enunciam vulnerabilidades e a luta por reconhecimento
13POR UMA NOVA FLÂNERIE: um olhar para a cidade de Fortaleza a partir de viagens nos transportes públicos urbanos.
14“Não serei interrompida”: reflexões teóricas sobre a fala de mulheres negras a partir do silenciamento de Marielle Franco
15“O QUE AS MULHERES QUEREM????” – publicidade, experiência e formação de públicos nas redes sociais digitais.
GT: COMUNICAçãO, ARTE E TECNOLOGIAS DA IMAGEM
TITULO
1A COMUNICAÇÃO CONSTRANGIDA DO CORPO-ARTISTA: o corpo que dança na tevê como questão biopolítica
2Da coleção aos arquivos: o cinema de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian
3Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor
4Desvios entre imagens técnicas em Fortaleza
5Do corpo à imagem: possibilidades e paradoxos da presenc?a no meio audiovisual
6Dobras do tempo
7FOTOJORNALISMO E PATHOSFORMEL: uma mirada warburguiana sobre o fotojornalismo contemporâneo
8LANTERNA MÁGICA, MÁQUINA DE COSTURA, METRALHADORA: uma breve arqueologia do projetor cinematográfico
9MARCADORES DECOLONIAIS E ATRAVESSAMENTOS NA FOTOGRAFIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA NEGRA SUL-AFRICANA
10NOTAS SOBRE A PAISAGEM, O ESPAÇO FÍLMICO E A MELANCOLIA
11O COTIDIANO COMO TRANSFORMAÇÃO NA TEORIA E NO CINEMA LETRISTA
12O DIAGRAMA NA PERSPECTIVA DE TEORIAS DE DELEUZE E DE PEIRCE: contribuições advindas da pintura e da lógica para a compreensão da relação imagem/cognição
13O PIANISTA FRACASSADO: convergências entre o live doc e a lecture performance
14ÓPERAS CONTEMPORÂNEAS: análise de exemplos e implicações conceituais
15PERFORMATIVIDADE E REFERÊNCIAS PICTÓRICAS EM ‘VITALINA VARELA’: Pedro Costa cria ‘efeitos de presença’ e empodera ‘existências mínimas’, conferindo visibilidade a corpos mantidos nas trevas, a partir da exposição de personagens reais em certos ‘padrões de intenção’ da pintura
16SOBRE CURADORIA E ARTE NA SOCIEDADE DE EXPERIÊNCIA
17TELA VERTICAL: da pintura ao smartphone
18“ACEITA?”: Um gesto entre as teorias decoloniais e o mundo das imagens técnicas a partir da obra artística de Moisés Patrício.
GT: COMUNICAçãO, GêNEROS E SEXUALIDADES
TITULO
1CORPO FEMININO, UM TERRITÓRIO EM DISPUTA: a inscrição da cultura do estupro no jornalismo e as linhas de fuga da Marcha das Vadias de São Paulo
2#NENHUMAAMENOS: o eco das vozes feministas na cobertura jornalística do caso de feminicídio de Mayara Amaral
3A APROPRIAÇÃO DO TERMO FEMINICÍDIO NA COBERTURA DO JORNAL NACIONAL
4A feitiçaria audiovisual de Linn da Quebrada na cozinha da contrassexualidade: subversão queer do falocentrismo no videoclipe “Coytada”
5A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NA REVISTA BOA FORMA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
6A RAÇA E O GÊNERO DA ESTÉTICA E DOS AFETOS: algoritmização do racismo e do sexismo em bancos contemporâneos de imagens digitais
7A Subjetividade e a Homotextualidade na Decodificação de Soneto de Mário Faustino: Convergência entre Comunicação e Antropologia
8CRIMINALIZAÇÃO DA LGBTFOBIA E ESTEREÓTIPOS: uma análise discursiva sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal
9DA POTÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA “ESCRITA DE SI” À EMERGÊNCIA DA “ESCRITA DA GENTE” EM PESQUISAS INTERSECCIONAIS
10DAENERYS TARGARYEN E A MULHER LOUCA EM GAME OF THRONES: Gênero e a crítica do pop no jornalismo
11Documentários queer no Brasil: estratégias plurais de ocupação de telas
12EMBAIXADORA DO AGRO FEMININO. Análise da representação midiática da apresentadora do programa Agroinspiradoras
13Entre câncer e HIV/Aids: o armário e as mobilizações da estigmatização da homossexualidade masculina em entrevistas com Reynaldo Gianecchini
14ESTÉTICAS BRINCANTES: máscara, carne e devoção no artifício e na cultura popular
15Lésbicas também transam: disputas sobre a visibilidade das lesbianidades no Instagram
16NOTÍCIAS FALSAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO BRASIL: um campo de disputas morais
17Nudes: Notícias e Masculinidades no jornalismo brasileiro
18O falsete de Jakub Józef Orlinski, sexo, gênero e os usos dos corpos midiáticos
19O ÓDIO, A MÍDIA E OS DEZOITO DIAS: violência misógina como ato comunicativo
20O VENTRE COMO INSTRUMENTO DE PODER MASCULINO: patriarcado e feminicídio
21Performatividade e afeto no corpo lésbico em Azul é a cor mais quente
22POR ENTRE SECREÇÕES E EXCREMENTOS: A performance da abjeção na monstruosidade de Hija de Perra (1980-2014)
23SE O UNIVERSAL É MASCULINO, SER NEUTRO É SER SEXISTA: Apontamentos sobre perspectivas de gênero, ciências e epistemologias feministas em dois canais do YouTube no Brasil e na Espanha
24SIMBOLOGIAS FEMININAS DO MAL: AS MULHERES E O CRACK NAS NARRATIVAS MIDIÁTICAS
25VIOLÊNCIA DE GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM ABORDAGENS JORNALÍSTICAS PARA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
26“CONTADORAS”, “CAMINHONEIRAS” E APAIXONADAS: a visibilidade lésbica em telenovelas de Aguinaldo Silva
27“NOSSO GÊNERO VEM DE DEUS”: normatividade heterossexual em vídeos religiosos infantis do YouTube
GT: CONSUMOS E PROCESSOS DE COMUNICAçãO
TITULO
1A CIBERPUBLICIDADE E O “FASHION REVOLUTION”: o contexto da campanha “#Quemfezminhasroupas” no Instagram
2AS MÚLTIPLAS FACES DE GRETA: adolescência, ativismo, consumo e inspiração
3DA ESTATÍSTICA AOS DADOS: ordenamentos da vida nas cidades moderna e pós-moderna
4DESENGAVETA, PORQUE MENOS É DEMAIS: moralismo e vergonha nas narrativas de sustentabilidade na TV
5DIETAS DE EMAGRECIMENTO E DE CURA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: dilemas e desafios no cenário da midiatização da biopolítica alimentar.
6Enclausuramento, segurança e lazer – A vida nos condomínios-clube
7FESTA INFANTIL NO PAÍS DO FUTURO: cuidados, presentes e o Dia das Crianças no Brasil
8JOVENS E BOARD GAMES: Jogos de Tabuleiros Modernos e suas práticas na expansão da juventude
9Lutas de mulheres e práticas de consumo
10O DISCURSO REDENTOR: uma análise crítica do discurso publicitário diante da crise econômica brasileira
11O MESMO CONTEÚDO EM FORMATOS IMPRESSO E DIGITAL: a revista da FAEP como comunicação direcionada ao público rural na contemporaneidade
12O RACISMO REVELADO PELA AUSÊNCIA: Representatividade negra em anúncios de revista
13PUBLICIDADE, INFÂNCIA E CONSUMO: discursos comerciais com funções sociais
14SEMIÓTICA DA CAUSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias
15Zaga e Teile: narrativas de si a partir do popular periférico
16“IT’S A TRAP!”: reflexões acerca da cultura pop como fenômeno midiático
17“NÃO PERTURBE”: algumas relações entre juventude, práticas de consumo e aspectos comunicacionais em quartos de adolescentes
GT: CULTURA DAS MíDIAS
TITULO
1A luta por educação no cinema documentário
2Diálogos intermidiáticos entre teatro e cinema silencioso no Ébrio de Gilda de Abreu
3DISTOPIA E GÊNEROS NARRATIVOS: a hipertrofia do presente
4DO FLÂNEUR AO INTELECTUAL: Renato Cordeiro Gomes e os estudos da cidade
5FICÇÃO SERIADA E PEDAGOGIA PELA EMPATIA: política de representação em The morning show
6FONTES, FATOS, FAKES, FACES, FALAS E FALHAS: limites da dramatização educacional midiática
7MASCULINIDADE EM VERTIGEM: a revolução será contra o patriarcado ou não será
8MOVIMENTO #METOO NO OSCAR 2020: discussões sobre engajamento no Twitter
9Narrativa e a experiência do tempo histórico: uma perspectiva para a cultura das mídias contemporânea
10NARRATIVA SOBRE UM PODER AFÁVEL: trabalho e racionalidade neoliberal em Estou me guardando para quando o Carnaval chegar
11O HUMOR RACISTA MIDIÁTICO: as políticas da dor e do ódio como desenho risível do corpo negro
12Paisagens heterotópicas: As ligações entre as críticas à cidade mercantilizada no “Dossiê Popular das Olímpiadas e o filme “Domínio Público
13PASSADO, PRESENTE, HISTÓRIA: narrativas da memória em Nostalgia da Luz
14RADIO AMBULANTE E A TRADIÇÃO DO PODCAST NARRATIVO NO RADIOJORNALISMO NORTE-AMERICANO
15Rádio convergente e pós-industrial: uma análise das adaptações das emissoras de Teresina (PI) ao presente
16UMA GENEALOGIA DO ESPECTADOR JUSTICEIRO
17Uma vida midiática para os corpos mortos: notas sobre o trabalho narrativo do reality show policial
18“TAREFA DE CASA É COISA DE MULHER”: youtubers mirins e o trabalho doméstico não remunerado
GT: EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAçãO
TITULO
1A ESTRUTURA GRAFEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO: notas de um pensamento comunicacional em Jacques Derrida
2A NOÇÃO DE ARQUÉTIPO EM JUNG E MCLUHAN: do inconsciente coletivo ao rag-and-bone-shop
3ALGORITMO E MIDIATIZAÇÃO: entre a digitalização e a busca de epistemologias críticas
4Antropocentrismo e Comunicação: Uma análise dos artigos dos GT da COMPÓS “Epistemologia da comunicação” e “Comunicação e Cibercultura” de 2017 a 2019
5Comunicação: fenomenologias epistemologias
6Da verdade aos efeitos de verdade: contribuições das teorias semióticas e do discurso à epistemologia da comunicação em tempos de pós-verdade
7DEMOCRACIA DIGITAL POPULAR: proposta conceitual à luz da teoria do discurso de Ernesto Laclau
8EFETIVIDADE COMUNICACIONAL E RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA COM O OBJETO
9FENOMENOLOGIA DA COMUNICAÇÃO? Questões acerca do debate sobre a Nova Teoria da Comunicação
10GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar
11Hiperstição e geotrauma em Cyclonopedia. Complicity with anonymous materials, de Reza Negarestani
12ilém Flusser e Marshall McLuhan e as eras comunicacionais
13LUGARES DE FALA DISCURSIVOS E POLÍTICOS: comunicação e violência epistêmica
14O OLHAR COMO COMUNIDADE SENSITIVA. IMERSÃO, ESPELHO E TERCEIRA FIGURA NO PROCESSO COMUNICACIONAL DO OLHAR NO FACE A FACE
15PENSAR A COMUNICAÇÃO INTERMUNDOS: fóruns cosmopolíticos e diálogos interepistêmicos
16SOBRE A PERCEPÇÃO DA DIMENSÃO INTERSUBJETIVA DOS FENÔMENOS COMUNICATIVOS À ETNOMETODOLOGIA
17Teorias intermediárias – estratégia analítica para o conhecimento comunicacional
18TEORIZAR COM A GROUNDED THEORY: um caminho metodológico para as pesquisas em comunicação
19VOLTAR À COMUNICAÇÃO: perspectivas etimológicas e epistemológicas do termo
GT: ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
TITULO
11917: a gamificação como recurso imersivo no cinema
2ANTES DO CINEMA: Desmontagens midiáticas em alguns filmes de Harun Farocki
3CINEMA E EDUCAÇÃO: A ARTE DE DOMAR CAVALOS EM FILMES
4Corpos interditos em Era uma vez Brasília
5DAS NEGAÇÕES À IMAGEM ÀS AFIRMAÇÕES DE SI: Do filme-diário como lugar de presença em Isto não é um filme
6Espaço, lugar e território no cinema
7Fábulas sem olhos: os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro
8FOTOJORNALISMO: REPRESENTAÇÃO E ENCENAÇÃO DO COTIDIANO
9História de imagens tóxicas: Democracia em vertigem
10MADAME SATÃ: a poética da vida ordinária em Karim Aïnouz
11Maravilhamento sem fim: Whitehead e a teoria do cinema
12O FANTASMA NO LIMIAR DO ESPAÇO E DO TEMPO EM PARA O OUTRO LADO, DE KIYOSHI KUROSAWA
13O operário e o trabalho no cinema brasileiro documental: uma série histórica
14O ROTEIRO INVISÍVEL: melodrama e sensação em “A vida invisível” (2019), de Karim Aïnouz
15PERCEPÇÃO, SEUS LIMITES E EXPANSÕES: uma reflexão a partir do filme Picture of Light, de Peter Mettler
16TORTURA E REPETIÇÃO: a representação do horror em “O caso dos irmãos Naves”
17VÍDEO-HAPPENING: INTERVENÇÕES SÍTIOS ESPECÍFICOS COM FRAGMENTOS CORPORAIS AUDIOVISUAIS
GT: ESTUDOS DE COMUNICAçãO ORGANIZACIONAL
TITULO
1A COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE: uma proposta de análise discursiva para comentários na fanpage do Senado
2As Contribuições da Semiolinguística para a Comunicação Organizacional
3COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E IDENTIDADE: o caso da UNEB como uma universidade multicampi
4COMUNICAÇÃO PÚBLICA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS CONECTADOS: accountability, transparência e proximidade com os cidadãos nas redes sociais
5COMUNICAÇÃO PÚBLICA: dilemas conceituais e uma nova proposta
6DINÂMICAS DE PUBLICIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: os burocratas de nível de rua no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil
7INTENSIDADE EMOCIONAL NA PESQUISA MISTA: discursos, práticas e efeitos da felicidade instrumental em uma cooperativa cafeeira
8MINERAÇÃO DO FUTURO: o discurso da promessa
9MULHERES NEGRAS E MUNDO DO TRABALHO: interseccionalidades (im)possíveis nas séries originais NETFLIX
10O MEDO COMO ESTRATÉGIA DE DESQUALIFICAÇÃO POLÍTICA: análise da fake news “mamadeira erótica”
11Ontologia e Epistemologia da Comunicação Organizacional: Inflexões na Era das Mídias Digitais
12UM OLHAR EPSITÊMICO PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, INSPIRADO EM FOUCAULT
13“RESPOSTA AOS NOSSOS CRÍTICOS”: discursos de defesa organizacional, créditos de confiança e pretensões de solidariedade
GT: ESTUDOS DE JORNALISMO
TITULO
1A DESCONSTRUÇÃO DA EXPERTISE NO JORNALISMO: considerações sobre a autoridade profissional no contexto da desinformação
2A INTER-RELAÇÃO ENTRE MÍDIA, PÚBLICO E MÁQUINAS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE E A CRISE DE SENTIDO NA PLURALIDADE DE FONTES
3A NOTÍCIA CONTADA, EXPLICADA E CONVERSADA: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcasts brasileiros
4A PERMANÊNCIA DO JORNAL SINDICAL IMPRESSO: para onde caminha a comunicação de resistência?
5A sonora como materialização do acontecimento e a naturalização dos fatos na seleção das fontes
6A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO NO JORNAL NACIONAL: análise da narrativa do telejornal sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração
7A UNIDADE ARTIFICIAL NA MENTALIDADE ESCÂNDALO
8A VALORAÇÃO DAS VOZES NO DISCURSO JORNALÍSTICO: posições concedidas e interditadas para as fontes de classes populares
9ANTES DA VAZA JATO: lawfare, jornalismo e ações políticas contra Lula
10Controvérsias como estratégia: desafios da narrativa jornalística na mídia brasileira contemporânea
11DISPOSITIVOS DE CRÍTICA JORNALÍSTICA NA ESFERA PÚBLICA EM REDE
12ENTRE MUNDOS REAIS E IMAGINADOS: notas para uma historiografia do jornalismo audiovisual do Século XX ao XXI
13ESTRATÉGIAS DE COBERTURA JORNALÍSTICA DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: análise das Rodas de Conversa do Prêmio Vladimir Herzog
14FICANDO FELIZ PELA DESGRAÇA ALHEIA: o schadenfreude na cobertura das rivalidades clubísticas do futebol brasileiro
15Forma e conteúdo na cobertura política de um jornal nativo digital: um estudo do Nexo
16FORMATOS NOTICIOSOS NO TELEJORNALISMO: uma análise comparativa da mudança editorial dos Praça 1 à luz da Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman
17Jornalismo científico, ecossistema jornalístico e fontes especializadas: uma nova realidade
18JORNALISMO E FACT-CHECKING: fontes oficiais na base da checagem e critérios não explicitados na seleção do que checar orientam a análise de Aos Fatos e Agência Lupa
19NOTÍCIA PARA AUDIÊNCIA QUE NÃO OUVE E NÃO VÊ: uma discussão sobre inclusão e acessibilidade na televisão
20O JORNAL QUE ATRAI OS LEITORES PELO RISO: uma categorização dos recursos e tipos de humor presentes nas capas do Aqui PE
21O que é audiência digital?
22O QUE REVELA E O QUE ESCONDE O JORNALISMO: uma discussão metodológica sobre as (in)visibilidades
23ONDE ESTÁ RUANDA NO MAPA? Decolonialidade, subjetividade e o racismo epistêmico do jornalismo
24SOBRE JORNALISMOS, SOCOS E CONTROVÉRSIAS: os equívocos entre Glenn Greenwald e Augusto Nunes na Jovem Pan
25VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA JORNALISTAS: o caso das eleições presidenciais de 2018
GT: ESTUDOS DE SOM E MúSICA
TITULO
1DES-CONSTRUÇÃO: O capitalismo no lirismo de Chico e Tiago
2ENCENAÇÕES DA NOSTALGIA NA MÚSICA BREGA: o projeto Amigas do Brega
3ESPAÇO ACÚSTICO MENTAL E OS ESTUDOS DE SOM
4Introdução à sociologia do estúdio de música
5MULHERES NO ROCK E NA MÚSICA ELETRÔNICA: estratégias de atuação de musicistas e DJs no Rio de Janeiro e Montreal
6MÚSICA CONSTRÓI GÊNERO?
7MÚSICA E DINÂMICAS DOS ESPAÇOS (SEMI)PÚBLICOS EM SÃO PAULO: uma análise do evento Paulista Aberta
8O BREGA PARAENSE ENTRE TEMPOS E LUGARES
9O que o TREMENDÃO revela sobre ERASMO? Indivíduo, indústria e celebridade
10O QUE OSTENTAM, AFINAL? Uma análise da visualidade do videoclipe Taça de Chandon
11PERFORMANCE DIVA EM CARMEN MIRANDA
12PERFORMANCES DE EMPODERAMENTO DE PEPITA EM MÚLTIPLAS ÁUDIO/VISUALIDADES
13PUNK IS DEAD (KENNEDYS)?: nostalgia, política e drama social em uma turnê cancelada
14Rádio convergente e pós-industrial: uma análise das adaptações das emissoras de Teresina (PI) ao presente1
15Rio das Ostras (RJ): controvérsias relevantes no cotidiano da cidade candidata ao selo musical da UNESCO
16TEMPORALIDADES LIMINARES E LIMINOIDES Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém
17WHAT THE F*CK, SPOTIFY? Rupturas na performance de gosto e a atividade algorítmica na Retrospectiva 2019
18WORLDMAKING COMO EFEITO DE REAL NO SOM DE CHERNOBYL
19“Eu Tenho Orgulho de Ser Como Sou”: Mundos-da-vida, Gênero e Sexualidade nas Cenas Musicais
20“PRA QUÊ FALAR DE POLÍTICA, MANO?”: considerações sobre a “política da estética” na obra de Rancière a partir de um show de Kendrick Lamar
GT: ESTUDOS DE TELEVISãO
TITULO
1A CIDADANIA FEMININA NA MICROSSÉRIE AMORTEAMO (2015)
2A MARSHALL OU O MARSHALL? Antropomorfia nos desenhos aniamados
3A Televisão Anti-Naturalista de Jorge Furtado
4A TV NO CENÁRIO POLÍTICO DO RN: uma análise do assistencialismo de Carlos Alberto de Sousa
5ARUANAS E A POÉTICA TELEVISUAL NA ERA DO STREAMING
6Ateus, esses invisíveis na televisão brasileira
7DA FUNCIONALIDADE TEXTUAL DO SPIN-OFF NA FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: uma exploração narratológica, a partir de Once Upon a Time
8Da vádia á mulher séria, da louca à bruxa: a representação do corpo feminino desviante na telenovela brasileira
9DISTOPIA E FICÇÃO SERIADA: questões de qualidade nas críticas de 3% – Três Por Cento
10DISTRIBUIÇÃO DA TELEVISÃO NA INTERNET: serviços de TV Online da Rede Globo
11Feras (2019) e o Circuito da Cultura: representação e identidade na série da MTV Brasil
12FICÇÃO TELEVISIVA IBERO-AMERICANA NA TELEVISÃO POR INTERNET
13METAIMAGENS DO (IN)VISÍVEL: a sexualidade rural feminina em Êta Mundo Bom!
14NARRAÇÃO PARAMÉTRICA NA TELEVISÃO: experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return (2017)
15NEGRO NA VELHICE: uma narrativa de exceção em telenovelas
16OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO TELEJORNAL MSTV 1° EDIÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS
17PÓS-HUMANOS E A ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA: uma análise do medo como recurso narrativo na série Westworld
18PRODUCT PLACEMENT TRANSMÍDIA EM TELENOVELAS: quando os próprios meios são as histórias
19RECONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA: pistas de análise a partir do Projeto Quadrante
20SADCOM COMO SUBGÊNERO DA DRAMÉDIA SERIADA CONTEMPORÂNEA: o caso BoJack Horseman
21Telejornais: balanço de suas perspectivas atuais
22TELEVISÃO E CINEMA EM GUEL ARRAES: as fronteiras entre a comédia popular, a cultura de massas e a interpretação do país
23VOCÊ: entre o suspense e comédia romântica
GT: IMAGEM E IMAGINáRIOS MIDIáTICOS
TITULO
1A AGONIA DA COMUNICAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: Sobre vínculos, logros e o pornográfico
2A COMOVEDORA VIOLÊNCIA DO FIM DO/DE MUNDO
3A Imagem da Bomba
4ANÁLISE DAS IMAGENS-MÁSCARA NO DOCUMENTÁRIO MUSICAL ROLLING THUNDER REVUE: A BOB DYLAN STORY, BY MARTIN SCORSESE
5ANUNCIAÇÃO NO CINEMA E HERANÇA ICONOGRÁFICA
6COMO A TI MESMO? O ódio, a representação midiática do “Outro” e as potencialidades do Homo Ludens
7ESTE É UM MUNDO TERRÍVEL, MAS QUERO VER CADA SEGUNDO DELE: o imaginário político na minissérie Years and Years
8FOTOS FAKE E SUAS AGÊNCIAS TECNOPOLÍTICAS
9Fundamentos epistemológicos para o imaginário do Jornalismo industrial
10IMAGENS-SONHO E RAZÃO POÉTICA: aproximações entre o tarô e as histórias em quadrinhos
11Los tenues contornos y alrededor poroso: la cultura e identidad brasileña y sus derivaciones en el cine y literatura
12MAQUIAGENS E MÍDIAS: o rosto como tela
13MUSEALIZAÇÃO DO ESPIRITISMO: Imaginários e práticas na circulação de um “dispositivo do invisível”
14O CÉREBRO É A TELA: reflexões sobre a centralidade da imagem-neuro no cinema contemporâneo
15O HERÓI, O MONSTRO, O LOUCO E A FÊNIX: um estudo das múltiplas faces do Coringa
16Olhares intrusos: reflexões e miradas sobre um mundo ch’ixi
17Paisagem e imaginário na Maratona do Rio
18PRESERVAR PARA DOMINAR: o imaginário da ecopropaganda brasileira
19“Olavo tem Razão”: Olavo de Carvalho, Esoterismo e os Mitos Conspiratórios do Imaginário Político Neoconservador
GT: MEMóRIA NAS MíDIAS
TITULO
1A INFRAESTRUTURA DA MARÉ ABOLICIONISTA: os cabos submarinos e a abolição da escravidão do Ceará para o Brasil
2A MEMÓRIA COMO METÁFORA NAS NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIA DE VIDA
3A utopia na memória nostálgica em dois episódios de Philip K. Dick’s Electric dreams
4ABÍLIO DE CASTRO: a reconstituição histórica da pioneira narração esportiva no rádio do Brasil
5ARQUIVO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: uma análise do documentário ‘Peões’, de Eduardo Coutinho
6BH 120 ANOS: temporalidades e memória em narrativas jornalísticas sobre aniversário de cidade
7COMO NOSSOS PAIS: a apropriação de memórias na campanha do Nubank
8Comunicação, memória e história: trajetória das emissoras de rádio em Dourados no processo de desenvolvimento regional
9CORPO, VESTE E AFETO: As Irmãs da Boa Morte e a dimensão memorial do bordado
10DA COMEMORAÇÃO À REMEMORAÇÃO: retrotopia nos 55 anos do golpe de 1964 na cobertura da Folha e do Globo
11EXCLUSÃO PELO MEDO NO RIO DE JANEIRO: narrativas jornalísticas e construção de alteridades
12MEMÓRIA, PODER E VERDADES: disputas de sentidos no acionamento do memorável no caso do Fundão
13Memórias afetivas da cidade nas páginas do jornal “Tribuna de Minas”
14Memórias de um gesto: cintilação passageira no garimpo de Serra Pelada
15NAS ONDAS CURTAS DO COSMOPOLITISMO: Programa Casé e as Origens do rádio comercial brasileiro
16O Bando de Dados Bibliográfico João Guimarães Rosa
17O GRANDE LIVRO DE VÍNCULOS JOTABENIANOS: Identidades, nostalgias e evocações de sobrevivência em narrativas memoráveis sobre o Jornal do Brasil
18ORALIDADE, ANÚNCIOS E AVISOS PARA COMUNIDADES RURAIS E URBANAS PERIFÉRICAS: a resistência do “Programa do Galinho” na Rádio Educadora do Maranhão
19VIOLÊNCIA DOMÉSTICA À LUZ DAS HISTÓRIAS DE VIDA: cultura e processos comunicativos da memória
GT: PRáTICAS INTERACIONAIS, LINGUAGENS E PRODUçãO DE SENTIDO NA COMUNICAçãO
TITULO
1A carne medial da política: corpo e reconhecimento na era do populismo digital
2A consolidação de lógicas interacionais informativas em grupos de aplicativos de mensagens
3A publicidade audiovisual no Facebook: um estudo de caso sobre a relação entre as linguagens no anúncio de Jack Daniel’s
4BOLSONARO E O POPULISMO BUFÃO: uma abordagem sociossemiótica
5Castelo Rá-Tim-Bum: uma noção televisual de infância
6CONFIGURAÇÕES ENUNCIATIVAS NO TELEJORNALISMO EM 360 GRAUS: partner ou voyeur?
7ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DAS INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA E BELEZA NO INSTAGRAM A PARTIR DA PERSPECTIVA DO “PRODUTO-EXPERIÊNCIA” E “SERVIÇO-EXPERIÊNCIA”
8INTERAÇÃO E MEMÓRIA: uma análise do episódio “Toda a sua história”, de Black Mirror
9INTERAÇÕES EDITADAS: do pincel ao pixel
10Interações literárias: propostas de abordagens e pesquisa em comunicação a partir da Bienal Internacional do Livro do Rio
11Investigando intersemioticidades em Inquérito Policial: Família Tobias
12MÍDIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: o encantamento no consumo de (des)informação
13O EUFEMISMO IMAGÉTICO E A PUBLICIDADE DA ÁREA DA SAÚDE: uma análise do discurso de “A Hora de Lembrar”
14OS PROCESSOS DE REMEDIAÇÃO E HIBRIDIZAÇÃO NOS VIDEOCLIPES INTERATIVOS
15PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NA TV ESPORTIVA: uma análise dos princípios que regem as relações entre mídia e público
16PRÁTICAS DIGITAIS DA FÉ: uma análise das interações presentes nos comentários de missas transmitidas pelo Facebook
17Um olhar semiótico sobre o efeito rashomon
GT: RECEPçãO, CIRCULAçãO E USOS SOCIAIS DAS MíDIAS
TITULO
1Acúmulo de capitais como distinção dentro de fandoms organizados
2CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA DE PEIRCE PARA A LITERACIA TRANSMÍDA
3Contribuições de Maria Aparecida Baccega aos Estudos de Recepção
4Da necessidade de definir um operador conceitual para analisar a materialização da experiência de múltiplas telas enquanto tendência
5Dimensões de análise de GIFs animados: elementos da forma, estruturas de significação e funcionalidades das aplicações
6INVISIBILIDADE E CONSUMO MIDIÁTICO DE JOVENS CAMPONESES
7Leituras críticas da alteridade: midiatização e recepção de narrativas audiovisuais por imigrantes e refugiados
8MAMADEIRA DE PIROCA: Por que um vídeo absurdo pareceu coerente a alguns eleitores de Bolsonaro?1
9MEDIAÇÃO, RECEPÇÃO E CONSUMO FRENTE À EXPLOSÃO DOS ALGORITMOS
10MEDIAÇÕES NA EXPRESSÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE POLONO-BRASILEIRA
11Negritude, periferia e (in)visibilidades: reflexões sobre os atravessamentos socioculturais da agência Responsa
12O bolsonarismo e a circulação do ódio biopolítico na construção do pânico moral de sexualidade
13PRODUÇÃO DE IMAGENS NA PESQUISA DE CAMPO: a fotografia no estudo de práticas com as TICs em uma ruralidade
14RECONHECIMENTO, AUTORIDADE E DESCONFIANÇA NA DISPUTA SOBRE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: o consumo midiático da ciência por estudantes de ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro
15SONS DO HORROR: camadas de medo para além da imagem no videogame Layers of Fear
16Uma análise da circulação de imagens de linchamento no Brasil entre os séculos XIX e XXI
17UMA HOMENAGEM DA POLÊMICA: racismo em questão no mercado editorial e o movimento da ‘comunidade de leitores’ nas mídias
Total de trabalhos submetidos: 390