Trabalhos submetidos para o Encontro Compós 2021

GT: COMUNICAçãO E CIBERCULTURA
TITULO
1A COLABORATIVIDADE DOS USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: uma análise sobre o engajamento da hashtag #NomeiaTourinho
2A DIGITALIZAÇÃO DAS TICs E AS TRANSFORMAÇÕES NOS MUNDOS DO TRABALHO
3ALGORITMOS, MÍDIA PROGRAMÁTICA E CONFIANÇA: uma reflexão em torno da compra de mídia automatizada e a construção da confiança
4ATIVISMO KPOPPER: o protagonismo do fandom em tempos de pandemia do COVID-19
5CIBERATIVISMO: reforço ou ressignificação da indústria cultural na internet?
6COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NOS SERVIÇOS DE REDE SOCIAL: a literacia midiático-informacional como instrumento de observação e reflexão sobre as mediações em rede
7Cultura do Cancelamento: A letra escarlate no caso Gabriela Pugliesi
8Democracia nas redes sociais digitais: um estudo sobre algoritmos e Twitter
9Descortinar: A plataforma Zoom como palco do teatro digital brasileiro
10DO G3 AO G17: o comportamento de fãs e antifãs no BBB 21 no Twitter
11ESPORTS, ESPETÁCULO E MATERIALIDADE: reflexões sobre a prática profissional durante a pandemia de covid-19
12FAKE NEWS E JORNALISMO: estratégias no discurso (des)informativo eleitoral de 2018
13Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo
14MINERANDO A REALIDADE: Sobre As Imagens de Vigilância e A Produção Documental
15O CAMPO DA DEMOCRACIA DIGITAL BRASILEIRA: uma análise cientométrica de artigos publicados entre 1999 e 2018
16O ciberespaço e a personalização de resultados de busca do Google: Estudo de caso sobre modulação de conteúdo
17O CONTINUUM DA VIDA NOS PERFIS VIRTUAIS PÓSTUMOS DO FACEBOOK
18O FANTASMA DA LIBERDADE NA CIBERCULTURA
19O uso de Blockchain na identificação de Fake News: ferramentas de apoio tecnológico para o combate à desinformação
20Plataformização da cultura: o cooperativismo de plataforma como alternativa para artistas
21PLATAFORMIZAÇÃO DO RECEBER: dinâmicas, materialidade e segmentação das redes de hospedagem colaborativa
22PRÁTICA DE SELFIE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS: corpos múltiplos, afetos cotidianos e modulações da intimidade
23SOMOS TODOS IGUAIS NOS BANCOS DE IMAGENS?
24SOU DO GÊNERO FEMININO EM PERSONALIDADE”: as relações entre gênero e tecnologia no caso das assistentes pessoais digitais
25SUBJETIVIDADE ALGORÍTMICA E PERFORMANCES SOCIOTÉCNICAS EM REDE: Uma Incursão Teórica no Sistema de Recomendações do YouTube
26TEXTOS POÉTICOS NO YOUTUBE: degenerescências e tendências sígnicas nas publicações que referenciam o poema Lira Itabirana, de Drummond
27TIKTOK: O que está acontecendo aqui?
GT: COMUNICAçãO E CIDADANIA
TITULO
1A CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: trajetória da LAI na perspectiva de jornalistas
2A NOVA CIDADANIA, O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PROCESSOS DE REINVENÇÃO DA COMUNICAÇÃO POPULAR NO BRASIL
3BIBLIOTECA E COMUNIDADE: a prática de leitura e o significado da reforma da biblioteca na Ocupação Nova Esperança
4BIBLIOTECAS PARQUE E CIDADANIA: uma construção sob o viés da comunicação pública
5BRANCO SAI, PRETO FICA: um estudo sobre cosmopolíticas da racialidade na crítica da meritocracia moderna
6CIBERATIVISMO FEMINISTA EM COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
7CIDADANIA E COMUNICAÇÃO NO ANTROPOCENO
8Cobrindo o Rosto de Vergonha: neoliberalismo, precarização e busca por um olhar ético em La Paz
9Comunicação popular e comunitária no desenvolvimento social local: a experiência de Heliópolis, cidade de São Paulo-SP
10Comunicação, cultura, resistência quilombola e a tecnologia social para o desenvolvimento local da Amazônia Negra Maruanaense
11CONEXÕES PERIFÉRICAS: Entre a promessa e a experiência de participação juvenil na periferia
12DA RESISTÊNCIA ADAPTATIVA AO MIDIATIVISMO ÉTNICO: emancipação comunicacional do Movimento dos Povos Indígenas em Roraima
13EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: diálogos teóricos potentes para repensar a cidadania comunicativa
14Fotoativismo para ser visto: traçando relações entre imagem, identidade e Instagram
15HISTÓRIAS DE VIDA: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?
16MÍDIA, PODER E PERIFERIA: reflexões sobre o direito humano à comunicação
17Mulheres negras na produção de cidadania: estratégias através da arte e da cultura
18PAULO FREIRE E O DIREITO À PALAVRA DOS/AS OPRIMIDOS/AS NAS LUTAS ANTICAPITALISTA, ANTIRRACISTA E ANTI-HETEROPATRIARCAL
19PAULO FREIRE: a cidadania compreensiva
20VTS CREW E O PROJETO NEGRAS RAÍZES NAS RUAS: o Graffiti Comunica Identidades Lutas e Resistências
21“PERSONAGENS AUTISTAS”: criação de um Tumblr brasileiro ministrado por autistas dentro de um movimento autista online
GT: COMUNICAçãO E CULTURA
TITULO
1“O MUNDO DE TODOS OS MUNDOS”: um estudo sobre o encontro de mundos ficcionais na Comic Con Experience
2A CENTRALIDADE DA MÚSICA AO VIVO: ENTRE O SENSÍVEL E O ECONÔMICO
3A PARTE E O TODO: Jair Bolsonaro e O Globo
4A performance do bregafunk no perfil Brega Bregoso do Instagram
5BIG BROTHER BRASIL: um convite ao voyeurismo?
6CARTAS NA MESA: imagens e materialidade na luta informacional decolonial
7CONVERSA E COMUNICAÇÃO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
8Cultura, sensibilidade e comunicação intersensorial: as festas das aparelhagens no Estado do Pará
9CULTURAS AUDIÓFILAS: contextos, performances e escutas
10ENCRUZILHADA DE GÊNEROS: Exu como método na comunicação do corpo incorporado
11FOTOGRAFIA E CÂNCER: reflexões sobre a passagem do estigma ao testemunho
12IMAGENS QUE ECOAM: Acaso e Nachleben na fotografia documental contemporânea
13LIVRE PARA TODAS AS IDADES: temática LGBTQIA+ e gênero audiovisual Infantil
14LIVROS, SUBJETIVIDADE E CULTURA: articulações
15MELODRAMA E MEMÓRIA HISTÓRICO-FICCIONAL: UM ESTUDO SOBRE A MINISSÉRIE AMAZÔNIA: DE GALVEZ A CHICO MENDES
16O FAUSTO NAS AMÉRICAS: Mefistófeles e Legba na encruzilhada
17OS VÍDEOS DE CASAMENTO E A FORMAÇÃO DE UM MERCADO PARALELO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
18PARA (RE)INTEGRAR A COMUNICAÇÃO COMO CAMPO DA (IN)COMPLETUDE
19Para uma Comunicação Intersubjetiva. Uma análise a partir das correspondências entre Vilém Flusser e Milton Vargas
20PÉRSIO E REBECA: construções narrativas sobre o Oriente e o Ocidente na telenovela Amor à vida
21PINTURAS PARIETAIS, NARRATIVA E IMAGINAÇÃO: uma investigação sobre a relação entre imagem e ambiente em tempos pré-coloniais
22RETRATOS DE FASCISMOS BRASILEIROS: a relação de Teocrasília e A nova ordem com o bolsonarismo
23RITUALIDADES E EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO NO HIP-HOP
24SOBRE ESTIMULAR ATIVIDADES CRIATIVAS: discussões teórico-práticas a partir de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação direcionado ao cenário da boemia
GT: COMUNICAçãO E EXPERIêNCIA ESTéTICA
TITULO
1“INUNDA-ME, TEMPESTADE DE IMAGENS!”: experiências estéticas melancólicas e o elogio da ruína pelas videocolagens de Mamma Mia, de Potyguara Bardo
2A (re)produção da morte: a embalagem e negação da morte na máquina de guerra pandêmica
3ÁGUAS DA BAÍA E DO PARAGUAÇU: paixões e política na obra da Rosza Filmes
4CINEASTAS-GUARDIÕES: hipótese sobre a autoria no cinema indígena
5DA PERFECTIBILIDADE NEGATIVA AO ATO ARTÍSTICO EM CZESLAWA KWOKA
6EXPERIÊNCIAS COM SELFIES EM TEMPOS DE PANDEMIA: as performances e mediações dos autorretratos na Festa de Iemanjá
7FUTUROS HUMANOS: os corpos do amanhã
8LUDICIDADE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, VIDEOGAMES
9Mapa como medium: modos de pensar
10NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA’: percepção estética da música na era de sua reprodutibilidade técnica
11O enigma da montagem: semioses na construção de plásticas audiovisuais em um documentário universitário sobre hortas urbanas
12Para ver em busca do Stimmung: atmosfera em A segurança interna, de Christian Petzold
13PAROLE, PAROLE… O “hit” musical como memória da cultura midiática
14PERANTE O ROSTO VIOLADO: a imagem-testemunho de Bophana e a tragédia do Camboja
15SINESTESIA, CINESTESIA, SCI-NESTESIA: semioses e fruições estéticas
16TESTEMUNHOS REVELADOS POR TECNOLOGIAS RACISTAS: fotografias de família e ressignificação de precariedades no YouTube
17TRABALHAR IMAGENS, REPARAR O VISÍVEL: a política da imagem como prática reparadora
18Wim Wenders e a tecnoimagem: a vida real está em outro lugar?
GT: COMUNICAçãO E POLíTICA
TITULO
1BOLSONARISMO, ELEIÇÕES E REDES SOCIAIS: uma análise das estratégias discursivas dos deputados supervotados do PSL no Facebook
2“É PARA DESTRUIR AS FORÇAS DAS TREVAS”: análise preliminar de mobilização política no grupo de WhatsappEvangélicos de Direita a partir do resultado das eleições nos EUA
3A cruzada contra o capital cultural
4A DIMENSÃO CULTURAL DA PÓS-VERDADE: uma análise da desinformação sobre o uso de cloroquina na pandemia de Covid-19
5A METAPOLITIZAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO COMUNICACIONAL: a ascensão da discussão política na internet e a despolitização
6A participação social sob a ótica do Dissenso
7A POLÍTICA DO ANTI: Uma análise sobre a campanha de João Dória à Prefeitura de S. Paulo no Facebook
8A REVOLUÇÃO NO PRELO: o cerco da polícia de Vargas à gráfica clandestina do PCB no final dos anos 1930
9A SEGMENTAÇÃO E SEUS PROBLEMAS: uma discussão a partir de percepções de profissionais de campanha
10ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA “TUDO TEM SEU TEMPO”: signos na publicidade da política de prevenção da gravidez na adolescência
11ARTE QUE CRITICA, POLÍTICA QUE CENSURA: episódios de patrulhamento da crítica política
12AS METAMORFOSES DA ESFERA PÚBLICA ou a nova mudança estrutural
13COMUNICAÇÃO E POLARIZAÇÃO POLÍTICA: o papel das mídias na crise da democracia
14Eleições em Altamira 2020: campanha de rua, aporte digital e as estratégias de Comunicação integrada numa eleição nunca antes tão disputada
15EMOÇÕES E JULGAMENTO MORAL EM CONVERSAÇÃO POLÍTICA ONLINE: definição de culpa e demandas de punição para casos de feminicídios e atos infracionais
16ENTRE A ZOERA, A CRUZ E A FOICE: uma análise exploratória do debate sobre comunismo no YouTube brasileiro
17ESTÉTICA BOLSONARISTA NAS REDES E O POPULISMO DIGITAL: o uso das imagens na redefinição do campo político-identitário brasileiro
18EXTREMA-DIREITA E PLATAFORMAS ALTERNATIVAS: o uso do Parler nos Estados Unidos e no Brasil
19EXTREMA-DIREITA, MÍDIAS DIGITAIS E ESTETIZAÇÃO DA POLÍTICA: o que deixamos de ver?
20Lamento se as informações não chegarem: a transparência, segundo Byung-Chul Han, com smartphone na mão
21MÍDIAS DIGITAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS: o uso do Youtube nas campanhas eleitorais para a prefeitura de São Paulo no 1° turno de 2020
22MINHA FOTO NÃO TE AUTORIZA A NADA: dimensões públicas e privadas na ação narrativa no Instagram em publicações com a hashtag #naoexisteestuproculposo
23MOVIMENTOS SOCIAIS E REGULAÇÃO DA MÍDIA EM PORTUGAL
24O SILÊNCIO QUE PERMEIA OS DESASTRES: constrangimentos ao debate sobre a mineração na imprensa de Minas Gerais
25O VÍRUS SE MULTIPLICA POR MENSAGENS INSTANTÂNEAS? As estratégias de comunicação do presidente Jair Bolsonaro sobre a covid-19 através do Telegram
26PARA ALÉM DO NEGACIONISMO: uma proposta de análise do discurso de Jair Bolsonaro sobre a pandemia de Covid-19
27PENSANDO MOVIMENTOS SOCIAIS E MIDIATIZAÇÃO DA POLÍTICA: abordagens institucional e sócioconstrutivista
28QUE STORIES É ESSE? As estratégias de uso do Instagram nas campanhas eleitorais municipais da região sudeste do Brasil em 2020
29USUÁRIO, o quinto poder
GT: COMUNICAçãO E SOCIABILIDADE
TITULO
1A HIPER-REALIDADE, CHAVE PARA PENSAR PROCESSOS DE LUTAS NO ESPAÇO/TERRITÓRIO CAMPO
2ANTIRRACISMO, CULPA E CANCELAMENTO: a nova organização midiática do discurso branco progressista
3COVID-19 NAS MÍDIAS: sentidos e afetos em novas formas de sociabilidade
4DEUS OU GÊNIO?: a morte de Maradona na primeira página de jornais brasileiros
5DO CONVALESCENTE AO SOBREVIVENTE: trauma e subjetividade nas pandemias
6ENTRE MEIOS E SOCIABILIDADES DIGITAIS: dinâmicas de experimentações e usos de jovens quilombolas do Matão na rede social do Facebook
7ESPIRAL DO “NÃO-CONSENSO”: opiniões e confrontos nas redes sociais digitais
8EXPERIÊNCIAS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO DA SAÚDE: elaborações da doença e de si por pacientes com Síndrome de Turner
9Felicidade compulsória, produtividade e superação: horizontes do depressivo no mundo neoliberal
10Política de celebridades no Brasil Contemporâneo
11PRISÃO INTELECTUAL: a censura do Estado em livros que compõem projetos de remição de pena
12TODA NUDEZ SERÁ CAPITALIZADA: Da hipocrisia ao cinismo?
13“CARREGADO PARA NUVEM…SOA COMO PARAÍSO!”: sonhos contemporâneos de longevidade
14“O CAPITALISMO DENTRO DE NÓS”: um estudo das relações entre percepção, mídia e trabalho flexível
GT: COMUNICAçãO, ARTE E TECNOLOGIAS DA IMAGEM
TITULO
1A linguagem de Ana Vaz – Tropos do Cinema Experimental Brasileiro
2Além das Imagens da Pandemia em Manaus
3AN OPTICAL POEM E TARANTELLA: análise de dois exemplos de música visual
4AQUILOMBAMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS: reterritorializações simbólicas na fotografia negra
5ARTICULAÇÕES CÊNICAS DA ESPACIALIDADE AUDIOVISUAL: paradigmas criativos e tecnologias do cenário
6COREOGRAFIAS E PRÁTICAS CINÉTICAS DO CINEMA: gestos dos passados modernos
7CORPO PERFORMÁTICO: ENTRE A AUTENTICIDADE E O ARTIFÍCIO
8CULTURA DIGITAL COMO DILATADORA DE POSSIBILIDADES: arte e poéticas digitais
9Distopias contemporâneas: no limite da fotografia
10Imagem Digital e a Despersonalização do Referente
11Linha do olhar, linha da vida: sociologia da montagem nas fotografias de “Se eu tivesse quatro dromedários” (1966)
12NO MUNDO-EMPRESA, A TELA TOTAL: quando o tempo e vida vertem-se em imagens instagramáveis
13O QUE PODE O CORPO DO ARTISTA? Gesto e potência em uma videoperformance
14Retrato íntimo: notas sobre corpos, gênero e fotografias
15Tecnotropicalidade
16TOCAR O TEMPO: o fotograma ou o corpo-ferido
17TRAVESSIAS DAS EXTREMIDADES
GT: COMUNICAçãO, GêNEROS E SEXUALIDADES
TITULO
1A CAÇA À BRUXA NÃO TERMINOU: Bayonetta, jogos digitais e identidade de gênero
2A CAIXA DE PANDORA ENTREABERTA: percurso do desvelar questões de violência e mulheres
3A SUBNOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM NOTÍCIAS SOBRE RELATÓRIOS DE PESQUISA: o papel do jornalismo como vetor de informação e conhecimento
4ALGUÉM PARA TOMAR CONTA: intersecções entre cuidado, afeto, violência e cárcere em Suíte Tóquio e As Boas Maneiras
5AMAR É SUFICIENTE? Afetos e gênero nas disputas por legitimidade e tradição em AmarElo – É tudo pra ontem
6CONJUNTURA HISTÓRICA E ATIVISMOS, A TEMATIZAÇÃO DA TRANSEXUALIDADE EM TELENOVELAS: de Ana Girafa à Michelly, um percurso pelos anos 2010.
7CORPOS INCÔMODOS: textualidade, educação e experiência comunicacional nas práticas de ódio contra a população LGBTQ+
8DE QUEER AS FOLK A POSE, 20 ANOS DEPOIS: da homofobia à transfobia
9DESEJOS COLONIAIS: o arsenal erótico da branquitude no cinema brasileiro
10Dia da Visibilidade Trans no YouTube: audiovisuais em rede e disputas em torno do direito de aparecer
11DIADORIM TRANS: Imagem de fascínio e assombro em Grande sertão: veredas
12DISPUTAS DE SENTIDOS NOS STORIES: uma análise crítica do perfil DanzaMedicina
13DOMINAÇÃO-SUBMISSÃO: posições instáveis e desejo nas condutas sexuais em Corpo Devasso
14Educação midiática a serviço da desconstrução de estereótipos de gênero: práticas de ensino críticas
15Fe-mi-grantes: podcast sobre migração, feminismo e a experiência de ser o outro
16FEMINISMOS MIDIÁTICOS COMO TECNOLOGIAS DE GÊNERO: novas subjetividades feministas contemporâneas
17LESBIANIDADES EM VÍDEOS NO YOUTUBE: homonormatividade e violências
18LÉSBICA GORDA NÃO PERFORMA FEMINILIDADE: um estudo a partir de Orange Is The New Black
19Masculinizar a mulher e feminilizar o homem: o conluio entre LGBT+ e a esquerda para implantar a “ideologia de gênero” no Brasil
20Midiatização e mediação no documentário Kátia
21NÃO FOI PAIXÃO, FOI MIRAGEM: A gestão imaginal de Pabllo Vittar no espetáculo midiático das visibilidades
22O CORPO COMO LUGAR DE FALA: movimentos para a produção de um corpo político
23PARA ALÉM DA DESCRIÇÃO DA DIFERENÇA: apontamentos sobre o método da roleta interseccional para estudos em Comunicação
24QUANDO A DESIGUALDADE MORA NOS DETALHES : engendramentos das relações de gênero no campo da Comunicação
25Sobre imagens de mulheres que encaram meninas mortas
26TELENOVELA E A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA: uma análise a partir da categoria analítica imagens de controle
27VAI TER PAI COM VAGINA, SIM : Da (Trans)Parentalidade À Transfobia Na Representação Masculina De Thammy Miranda Em Uma Propaganda De Dia Dos Pais
28“ELE NÃO SE SUICIDOU, ELE FOI SUICIDADO”: travessias, necropolíticas e audiovisibilidades no caso Demétrio
29“ESSE PAPA É VIADINHO”: uma análise dos comentários LGBTQfóbicos da notícia “Papa Francisco diz que Igreja deve pedir desculpas aos homossexuais” no Facebook
30“QUEM MATOU O MUNDO?”: A masculinidade moderno/colonial nas imagens do presente
GT: CONSUMOS E PROCESSOS DE COMUNICAçãO
TITULO
1A CULTURA MATERIAL DA PANDEMIA: consumo, pureza e perigo
2A MARCA ANTIRRACISTA EXISTE? Uma análise da marca Carrefour para pensar o consumo entre o discurso e as práticas
3A semiótica psicanalítica como instrumento operador das mediações subjetivas do consumo. Primeiras reflexões à luz da pornografia digital.
4AFROCONSUMO: especificidades e apontamentos
5as interfaces entre os Estudos Culturais e a Semiolinguística na análise dos textos publicitários
6AS LIVES E A PANDEMIA: uma análise das práticas de consumo de eventos musicais durante o isolamento físico
7CONSUMIDORAS E SUFRAGISTAS: interrelações discursivas e a constituição do sujeito “consumidor-político” na cultura do consumo
8CONSUMO E AS CIDADANIAS CELEBRITIES: interseções entre o popular e o massivo como categorias de mídia
9Consumo mediático y cultural de contenidos religiosos por la población gitana de Cataluña
10DISCURSOS E NARRATIVAS DE CONSUMO: uma estratégia metodológica para estudos do consumo, do mapa cultural a sua dimensão simbólica
11Em busca do consumidor antifrágil: caos, pandemia, consumo e discurso.
12ESTRATÉGIAS DE CONTRAPUBLICIDADE INFANTIL POR MARCAS: atos de comunicação da Mercur vinculados a valores socioeducacionais
13IDENTIDADE NEGRA, REPRESENTAÇÕES E REPRESENTATIVIDADE: Pensando o racismo brasileiro a partir da Publicidade
14IMAGEM HUMANA TORNADA CÓDIGO E ALGORITMO EM AMBIENTES DE MIDIATIZAÇÃO PROFUNDA POR MEIO DA CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE PERSONAS
15IMBRICAÇÕES ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE: as inscrições coloniais no discurso imobiliário de um Recife urbano
16INFLUENCIADOR DIGITAL COMO MÍDIA: da publicação de conteúdos à publicização do “patrocínio”
17MEMÓRIA(S) DE CONSUMO: o merchandising como expansão transmidiática nos parques temáticos da Disney
18O DOCE SABOR DA SAUDADE: consumo, emoções e narrativas sobre o Madrileño da Confeitaria Manon
19O USO DE GIFS ANIMADOS MARCÁRIOS NO TWITTER
20OS SENTIDOS DO PRESENTE E DO PRESENTEAR: contribuições da antropologia, do consumo e da semiótica
21PANDEMIA DE COVID-19 E CONSUMO DE MÍDIA ELETRÔNICA NO BRASIL: mudanças e desafios percebidos em 2020
22PAUSA PARA UM MERCHAN: articulações entre feminismo, consumo e autenticidade no YouTube
23PODCASTS – reverberações criativas e midiáticas
24PUBLICIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO EMERGENTES NO CAMPO PUBLICITÁRIO E SEU CONSUMO POR JOVENS ESTUDANTES
25ROBE, ENCICLOPÉDIA E BENS CULTURAIS: Denis Diderot na história do consumo moderno
26SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E O CONSUMO MEDIADO POR ALGORITMOS
GT: CULTURA DAS MíDIAS
TITULO
1A NATUREZA EXÓTICA DA IDENTIDADE NACIONAL: ecos atuais da invenção romântica de brasilidade
2ANÁLISE AUDIOESTRUTRAL DO PODCAST: proposta metodológica para produtos sonoros
3APRENDIZADO POR INTERAÇÃO
4CURIOSIDADE EM RUÍNAS: discurso curatorial e imaginários populares dissidentes
5DESESTABILIZANDO O GÊNERO? Super-heroínas e as transformações no gênero de super-heróis a partir das discussões sobre o feminino
6EMBATES E REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS DE UMA CRÍTICA RADICAL: Desafios da esquerda marxista na Internet
7GUERRAS CULTURAIS, BATALHAS ALEGÓRICAS: entrelaçamentos da comédia e do terror no cinema brasileiro contemporâneo
8INTERAÇÃO NO CIBERESPAÇO: Relações compartilhadas nas mídias digitais
9INVENÇÕES EM O TICO-TICO: corpos e coisas em historietas ilustradas da Belle Époque
10Mais do que apenas quebrados: do modo de existência de objetos exfuncionais
11O ARGUMENTO DA SIMULAÇÃO E SEU CALDO DE CULTURA
12O VELHO WINSTON CHURCHILL EM THE CROWN E A REPRESENTAÇÃO DA VELHICE NA MODERNIDADE
13PROTAGONISMO INFANTIL EM REDE: visibilidade e audibilidade em representações noticiosas
14Racismo em questão no mercado editorial: uma homenagem polêmica e o movimento da ‘comunidade de leitores’ nas mídias
15REINICIANDO O JOGO: uma revisita ao conceito de remediação sob a perspectiva dos jogos digitais
16TEIA DE SABERES LOCALIZADOS NAS CENAS DE JOÃO DO CRATO
17Territórios do Samba no Cinema de São Paulo
18UMA DEFINIÇÃO DE EXPERIÊNCIA PARA O CAMPO DO AUDIOVISUAL: diálogo entre Adriano D. Rodrigues e Lev S. Vigotski
19“Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração
GT: EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAçãO
TITULO
1A abordagem formal em multimodalidade como episteme e metodologia subjacentes às práticas de datificação
2A Epistemologia da Diferença
3Algoritmos na esfera pública
4ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SEMIÓTICAS SOBRE CRIATIVIDADE
5APRENDER A REZAR GUARANI-KAIOWÁ: um experimento de comunicação intermundos
6CAMINHOS PARA UMA HERMENÊUTICA EPISTEMOLÓGICA DA IMAGEM MIDIÁTICA NA COMUNICAÇÃO
7COMPLEXIDADE DA MENSAGEM: implicações teóricas e metodológicas quanto ao seu processamento cognitivo
8CONSTITUIÇÃO DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO: 20 anos do GT Epistemologia da Comunicação da Compós
9ESTUDOS DE MÍDIA, CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO: os Estudos de Mídia alemães e a epistemologia da Comunicação no Brasil
10FOUCAULT E A ATUALIDADE: diálogos entre filosofia, história e comunicação
11Imergindo no Reino: reflexões sobre o exercício de escrita de campo nos estudos de religião em Comunicação
12JUDICIÁRIO MIDIATIZA(N)DO: a disputa das câmeras no interrogatório de Lula
13MEI > MUNUS > COMMUNICO: uma proposta genealógica para o estudo etimológico da comunicação
14MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO (OU RECEPÇÃO): a comunidade Otaku em foco
15MIDIATIZAÇÃO EM PESQUISA: o que se observa na observação?
16O DISCRETO CHARME DA ESCRITURA: histórias da inscrição como pensamento técnico da Comunicação
17O FIM DA COMUNICAÇÃO? EM BUSCA DO HORIZONTE DO COMUNICACIONAL
18O LUGAR DA COMUNICAÇÃO NA CIÊNCIA: reflexões para um projeto de pesquisa sobre ciência e comunicação
19O Príncipe BBB 21: o diversionismo e o (clássico) dividir para dominar
20OLHANDO PELO CALEIDOSCÓPIO: estado da arte sobre comunicações digitais nas revistas MATRIZes e Famecos
21PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E ACONTECIMENTO COMUNICACIONAL
22PUBLICAR OU PERECER?: três dimensões da publicação em periódicos acadêmicos na pesquisa em Comunicação
23Sartre em Barthes. Notas sobre a referência da semiologia barthesiana ao dispositivo sartreano
24TÉCNICAS DE CLUSTERIZAÇÃO PARA ANÁLISE DE REDES: contribuições para a pesquisa social em Comunicação
25TEORIZAR COM A GROUNDED THEORY: um caminho metodológico para as pesquisas em comunicação
26“Qualquer coisa serve”: Paul Feyerabend e a ciência anárquica da Comunicação
GT: ESTUDOS DE CINEMA, FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
TITULO
1O PRIMEIRO ANO DO FESTIVAL DE CINEMA AMADOR JB/MESBLA (1965): uma contribuição para a história dos festivais de cinema no Brasil
2“Isso mudou muito na minha vida” : o documentário brasileiro e a emergência das mulheres sem-terra como sujeitos políticos
3A BUSCA PELA MEMÓRIA, OU QUASE MEMÓRIA
4A fabulação no filme ensaio: Análise do filme Do esquecimento ao não me lembro
5A PRETENSA PAZ DOS JOGOS OLÍMPICOS: imagens em disputa na retomada dos arquivos por Chris Marker e Carole Roussopoulos
6APONTAMENTOS SOBRE O PERSONAGEM DE CINEMA: Atrave?s do narrativo, do figural e do material
7Circulações e interpretações do cinema brasileiro recente na França
8DA FACE AO ROSTO DO MAL: Michael Myers e as moléculas do fascismo
9Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com narração
10DILMA ROUSSEFF NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: algumas questões iniciais
11ENTRE A FISIOGNOMIA DA CIVILIDADE E A NASCENTE CIÊNCIA DO CÉREBRO: notas sobre a política dos rostos no cinema
12ENTRE O PASSADO E O FUTURO: Relações com a história alemã em Straub-Huillet e Harun Farocki
13Gatekeeping e especulação na Hollywood clássica: Ben Hecht e uma Divina Sarah
14Gestações visuais em O Espírito da Colmeia (1973): experiência, infância e não soberania
15Hiroshima, Argel: os tempos do justo na imaginação política moderna
16NENHUM DISPOSITIVO A MENOS : Sobre a experiência da ausência da sala de cinema
17NOSTALGIAS SONORAS: visualizações mentais a partir de gravadores de voz no cinema
18OS ARQUIVOS DE PROPAGANDA DO KHMER VERMELHO: uma leitura de A imagem que falta, de Rithy Panh.
19OUT OF NOWHERE: a história antes das últimas fotografias
20SE ESSA CÂMERA FOSSE NOSSA?
21TATUAGEM: CONEXÕES ENTRE O CINEMA CONTEMPORÂNEO E OUTRAS IMAGENS DE HOMENS DESVIADOS
GT: ESTUDOS DE COMUNICAçãO ORGANIZACIONAL
TITULO
1A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
2A sociedade em rede e a dimensão humana da comunicação: uma visão dos empregados de organizações brasileiras
3AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE EM DIÁLOGO COM MINORIAS SOCIAIS: articulações a partir do paradigma da complexidade
4AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS E O CONTEMPORÂNEO: notas para uma leitura comunicacional do presente
5CENAS DO HOME OFFICE: experiências organizacionais e afetos na Era Covid-19
6COMUNICAÇÃO COMO ELO: método para o exercício do equilíbrio de interesses nas relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade
7COMUNICAÇÃO E GESTÃO URBANA: alinhamentos discursivos do Porto Maravilha
8COMUNICAÇÃO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: contribuição para o estudo das Ações Afirmativas como objeto da comunicação organizacional
9COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INCLUSIVA: o pertencimento dos surdos às organizações
10COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: estratégias metodológicas de participação a partir das TICs
11DO USUÁRIO-MÍDIA AO SUJEITO-DADOS: um percurso teórico-metodológico para a compreensão dos públicos em comunicação organizacional diante da digitalização das organizações
12Estratégias transmidiáticas de interação comunicacional da Fórmula 1: aspectos metodológicos e analíticos
13ICMM E A MINERAÇÃO DO FUTURO: posicionamentos, reverberação e não-discurso
14INFLUÊNCIA INDIRETA E ESTRATÉGIA: notas sobre o sistema de interinfluências e suas possibilidades para a comunicação organizacional
15LEGISLATIVOS MUNICIPAIS NO AMBIENTE DIGITAL: a perspectiva de quem faz (ou tenta fazer!) comunicação pública
16MACRO E MICRO-POSSIBILIDADES PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO
17PARA AMPLIAR O DIÁLOGO NAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL: entendendo a reputação como um fenômeno discursivo
18PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E CIÊNCIA: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR
19PRECISAMOS FALAR DE MARX: e isso pode começar pela comunicação organizacional
20VULNERABILIDADES E ARRANJOS DISPOSICIONAIS EXPOSTOS EM SITUAÇÕES DE CRISE: o episódio de racismo no Carrefour
GT: ESTUDOS DE JORNALISMO
TITULO
1A disputa de sentidos entre jornalistas sobre a interrupção de circulação do jornal Diário do Nordeste
2A expansão do fact-checking no Brasil: entre o ideal da participação e os dilemas da plataformização
3A FORMA COMO ENREDO: três pressupostos e duas hipóteses sobre a disseminação de informações não-jornalísticas de expressão noticiosa
4A IMERSÃO COMO CATEGORIA INDUTORA DE INOVAÇÕES NO JORNALISMO
5A QUEM INTERESSA A AUDIÊNCIA?
6A representação das fontes e o lugar do repórter: As narrrativas amazônidas de Eliane Brum
7ALEGRIA SUBVERSIVA: O riso no discurso jornalístico e a redução do medo em sociedades conservadoras
8ALTERIDADE EM TRÂNSITO: representações da Marcha para Jesus como acontecimento na Folha de S. Paulo
9ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE MARIA HELENA CAPELATO PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA BRASILEIRA
10COMUNICAÇÃO E ESFERA PÚBLICA: continuidades e mudanças discursivas em três editoriais da Folha de S.Paulo (versão online)
11Da filosofia da práxis à teoria da intersubjetividade: análise crítica do pensamento jornalístico de Eduardo Meditsch
12DE JORNALISTAS COMO COMUNIDADE INTERPRETATIVA AOS JORNALISMOS COLONIZADOS E COLONIZADORES: coberturas de feminicídios em jornais amazônicos
13DE VOLTA À ERA POLÍTICO-LITERÁRIA? Análise das colunas políticas de Eliane Brum no El País
14DISCUTINDO O JORNALISMO REGIONAL: uma análise a partir dos profissionais de TVs de emissoras maranhenses
15DISPOSITIVOS MÓVEIS AFRONTAM A LINGUAGEM TELEJORNALÍSTICA NA COBERTURA DA COVID-19
16ETHOS DE CREDIBILIDADE: Agência Pública entre os discursos da mídia convencional e da mídia independente
17JORNALISMO E DESINFORMAÇÃO: ensaios sobre o agir cartográfico, da #VazaJato à covid-19
18Jornalismo narrativo: o “texto testemunhal” como linguagem de fronteira
19NOTICIABILIDADE E O COMPARTILHAMENTO NO FACEBOOK: critérios de compartilhabilidade no Brasil, Estados Unidos e Canadá
20Número Zero: A representação do jornalismo no último romance de Umberto Eco
21O AGENCIAMENTO MIDIATICO DO JORNALISMO: noticiabilidade, segurança pública e plataformas
22O TRANSBORDAMENTO DA NOTÍCIA: relatos da informação nas redes sociais digitais
23O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS NOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO JORNALISMO EM UM CONTEXTO PO?S-INDUSTRIAL: uma proposta de formac?a?o docente
24OS DISPOSITIVOS DE TEMPORALIDADE NO TELEJORNALISMO: os jornalistas e as práticas profissionais
25PLURALIDADES EPISTÊMICAS: uma crítica da noção dos jornalistas como comunidade interpretativa
26QUE JORNALISTAS FORMAMOS? Bibliografias de cursos superiores de Jornalismo e a constituição de habitus de classe e de fachadas de jornalistas brasileiros(as)
27RECONFIGURAÇÕES DO JORNALISMO AUDIOVISUAL: um estudo da cobertura do Fantástico da pandemia da Covid-19
28RELATOS SONOROS DE UM CRIME: o Caso Evandro pela ótica do True Crime
29TELEJORNALISMO LOCAL E O QUINTO PODER: diálogos e experiências em praças de Minas Gerais e Roraima
30TRÊS PARÂMETROS PARA COMPARAÇÃO DE REVISTAS: proposta metodológica para analisar transformações
31UM JORNALISMO SEM RAÇA? O inteligível e o enlutável na cobertura da Folha de S. Paulo da violência policial
32USOS DA MEMÓRIA COMO RECURSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO JORNALISMO DIGITAL
33VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS NO BRASIL: análise discursiva de relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão
34WOUND ON THE SOUL – JORNALISTAS NA COBERTURA DE TRAGÉDIAS HUMANITÁRIAS. Conexões entre PTSD, ferida moral e fadiga da compaixão
GT: ESTUDOS DE SOM E MúSICA
TITULO
1(RE)VIVER O PASSADO EM SÃO PAULO. NOSTALGIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA CENA PUNK NA CIDADE DE SÃO PAULO
2A GAMBIARRA COMO RESISTÊNCIA ANTROPOFÁGICA: crítica às normatizações da podosfera brasileira
3A performance de Jimmy Page com seu arco de violino em “Dazed and confused”
4ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAIS DAS SONORIDADES ECOANTES NAS ÁREAS ATINGIDAS PELA BARRAGEM DE FUNDÃO (séculos XVII-XXI)
5ABRINDO MOSHPITS VIRTUAIS: Cenas Musicais e Shows ao vivo em Fortnite e Minecraft
6AS ESTRATÉGIAS DA NAÇÃO ZUMBI PARA OBTER APOIO INSTITUCIONAL PÚBLICO E PRIVADO
7BATA O SEU KOO: estéticas corporais alternativas e novas performances de gênero e raça em uma festa negra LGBTQIA+
8CÂMARA ANECOICA, NADA-YOGA E ZUMBIDO: audibilidades não normativas e os estudos de som
9CASA DO MESTRE ANANIAS: atravessamentos da música ancestral diaspórica na cidade de São Paulo.
10COMUNICAÇÃO E MÚSICA NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: Sistema Cromático de Iniciação ao Violão
11ENEGRECENDO A TECNOLOGIA: propostas teórico-epistemológicas para pensar as tecnologias nos estudos de som e música
12FREVO & FÚRIA: identidades e afetos em encruzilhadas musicais
13MAPEANDO PRÁTICAS DA CENA COVER DE K-POP NO RECIFE
14MICROPOLÍTICAS NO CONSUMO DIGITAL DA LÄJÄ RECORDS: uma cartografia sobre o tosco
15NARRATIVAS NOSTÁLGICAS AUTOBIOGRÁFICAS EM REDES SÓCIOTECNICAS: a mediação da memória no YouTube como traço distintivo da fruição musical contemporânea e o caso de Fear Inocolum do Tool
16Novos malandros e velhas disputas: Passistas masculinos e suas performances que desafiam as tradições das escolas de samba.
17O QUE O SUCESSO NÃO NOS DIZ: o fracasso enquanto estudo na música pop
18O SOM DO SILÊNCIO: uma análise imersiva
19O SOM NAS FICHAS TÉCNICAS DO CINEMA BRASILEIRO: Um levantamento entre 1964 e 1983
20Paisagens sonoras no cinema brasileiro de ficção científica contemporâneo: uma análise de Bacurau
21PARÓDIA AUDIOVISUAL EM REDE E A POÉTICA DO ARMENGUE NO POP
22POR ACASO EU NÃO SOU UMA MULHER?: Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador
23PROFUNDO/SUPERFICIAL : politização versus esvaziamento do sujeito melancólico em canções da banda O Terno
24Senta a bunda: Uma análise das presenças e ausências da bunda em videoclipes de funk
25TENDÊNCIAS DE CONSUMO MUSICAL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
26Vai, malandra! Aproximações entre o funk e a malandragem feminina
27“LISTENING IS EVERYTHING”: percursos de escuta conexa nas articulações entre playlists, pre-saves e recomendações musicais no Spotify
28“O RAP VIROU DE DIREITA”?: ascensão do conservadorismo neoliberal e crise do rap político
GT: ESTUDOS DE TELEVISãO
TITULO
1HUMOR E PRECONCEITO NO PROGRAMA SAI DE BAIXO
270 ANOS EM UMA: o septuagenário da televisão brasileira pelo olhar hegemônico da TV Globo através de duas edições especiais do “Globo Repórter”
3Bridgerton e a consolidacao da Shondaland como uma grife de series ficcionais televisivas
4CONFORTO NARRATIVO E A ÉTICA DO CUIDADO EM TEMPOS PANDÊMICOS
5DE BRANCA DE NEVE A GREMLINS: a instituição do audiovisual de terror infanto-juvenil
6DE DENTRO PRA FORA, DE FORA PRA DENTRO: figurações teóricas da autoria e do estilo na poética da ficção seriada televisiva
7DESCRENÇA NA MÍDIA E O USO DO HUMOR PARA RIR DE SI MESMO: um estudo dos quadros “Militante Revoltado” e “Isso a Globo não Mostra”
8EMPRESAS TELEVISIVAS EM DISPUTA NO PRIMETIME EMMY AWARDS: Capital simbólico e consagração no campo de produção de séries ficcionais
9ESTÉTICA DA REFLEXIVIDADE TELEVISIVA: forma e conteúdo
10EXPANSÕES DO MODELO CLÁSSICO DE STORYTELLING E A CONQUISTA ATENCIONAL EM PRODUÇÕES DA NETFLIX NO BRASIL: 3%, Coisa Mais Linda e Boca a Boca
11Feras (MTV Brasil): relações de gênero e empoderamento feminino
12O CORPO DO REPÓRTER COMO LUGAR DE CONVENÇÃO E DISPUTA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO
13O ESTILO LYNCHIANO EM TWIN PEAKS: THE RETURN: desfamiliarização como marca registrada de autor
14O MELODRAMA SEGUNDO ZARZOSA: ou “sobre como tornar o sofrimento humano visível”
15O VAR e a sociedade do espetáculo: o uso do árbitro de vídeo como uma nova camada de imagem no consumo de futebol.
16OS DESAFIOS DA PESQUISA E O LUGAR DA TELENOVELA NA ACADÊMIA
17PULSEIRA DE AÇO, CASA DE FERRO E PALETÓ DE MADEIRA: um estudo sobre o escárnio público em narrativas da televiolência do programa Conexão Notícias
18QUALIDADE AUDIOVISUAL E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais
19THE MANDALORIAN: Um spin-off de Star Wars com inspirações no spaghetti western THE MANDALORIAN: A Star Wars spin-off inspired in the western spaghetti
GT: IMAGEM E IMAGINáRIOS MIDIáTICOS
TITULO
1A descolonização das imagens a partir do cinema de Graci Guarani
2A ENTREVISTA JORNALÍSTICA E SUA RELAÇÃO COM O IMAGINÁRIO A RESPEITO DOS MILLENNIALS EM MATÉRIAS DO THE NEW YORK TIMES E DA FOLHA DE S. PAULO
3A REPRESENTAÇÃO DA CORÉIA DO NORTE ATRAVÉS DA SÉRIE “CRASH LANDING ON YOU”
4BOLHAS, GLOBOS E ESPUMAS: o saber em uma perspectiva esférica e performática de circulações
5CULTURA POP E CATOLICISMO: imaginário em disputa nas visualidades do pe. Fábio de Melo
6EL VIRUS Y SUS IMÁGENES: Riesgo e imaginario en tiempos de pandemia
7Fake News e a irrupção do Imaginário
8IMAGINÁRIOS E APREENSÃO DA LGBTIFOBIA: discussões sobre o kit gay e a ideologia de gênero em vídeos do Canal das Bee no YouTube
9JORNADA DO HERÓI: uma reflexão da imagem arquetípica do herói na abordagem da psicologia junguiana
10Mitocrítica fílmica e a interpretação da incidência do imaginário sobre o cinema
11NARRATIVAS DO NASCER: A articulação entre relatos e filmes de parto como narrativas de si e textualidades midiáticas
12O ATERRORIZANTE FEMININO: Uma simbólica da mulher enquanto agente desviante
13O imaginário da dor na pós-modernidade: um estudo de caso da fanpage do medicamento Dorflex
14O MILHO NA AMAZÔNIA PERUANA: entre o sagrado e o fotojornalismo ambiental
15ORALIDADE, IMAGINÁRIO E CIRCULARIDADE: contribuições decoloniais e comunicacionais das tradições africanas
16OS IMAGINÁRIOS DA TELEVISÃO PÚBLICA COLOMBIANA: continuidades e rupturas na plataforma pública digital RTVCPLAY
17Perfil biográfico e figuras públicas na sociedade midiatizada
18QUEIMANDO DILMA: fotojornalismo e metáfora visual
19“I’M NOT JOAN OF ARC, NOT YET”: A sobrevivência das fórmulas de pathos em Dark Ballet de Madonna
GT: MEMóRIA NAS MíDIAS
TITULO
1Podcast como a “materialização” da memória de marca – Estudo do podcast Podmaker do empreendimento The Brick
2A EFEMÉRIDE COMO ACIONAMENTO DA MEMÓRIA: análise de enquadramentos do passado na revista Cult
3Capa de disco como objeto de memória
4CIDADE OLÍMPICA, MEMÓRIAS EM DISPUTA: desconstruções no documentário Rio 50 Degrees – Carry on Carioca
5Editando o editor Mário Muchnik
6GABRIELA NO TELHADO: nostalgia pura
7Materialidades das memórias: em busca da Heimat
8MEMÓRIA DA BELEZA: o papel dos quadros sociais na constituição do belo
9MESMIDADE E IPSEIDADE EM NARRATIVAS DA MEMÓRIA DE CIDADES: fricções temporais num cotidiano em tensão em Quanto tempo dura um bairro?
10MÍDIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: Experiência com um acervo secular inédito de fotografias estereoscópicas de um sertanejo potiguar
11O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA E O AUTORITARISMO DO REGIME MILITAR PELA ÓTICA DA GLOBO MINAS
12O que resta da ditadura nas artes visuais: usos das memórias ditatoriais entre 2000 e 2019
13PODE SER QUE EU SEJA ETERNA: memória audiovisual e a performance post mortem de Hija de Perra
14REFAZENDO O RETRATO: frestas e rasuras em documentos visuais brasileiros
GT: PRáTICAS INTERACIONAIS, LINGUAGENS E PRODUçãO DE SENTIDO NA COMUNICAçãO
TITULO
1A COMUNICAÇÃO OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise das interações presentes nas postagens na página da CNBB no Facebook
2A práxis enunciativa de algoritmos de Deep Fakes
3AS INTERAÇÕES ENTRE LEITORES NA SEÇÃO THE LONG READ DO THE GUARDIAN: entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas
4AS NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DE E SOBRE MULHERES NOS GRAFITES DA CIDADE
5BRUMADINHO (MG): análise sociossemiótica de uma reincidência criminosa
6DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MIDIÁTICA EM AMBIENTES MARCADOS POR SIGNOS DEGENERADOS: estudo de caso de um médico tradicional kamentsá bya
7DESINFORMAÇÃO COMO CAMUFLAGEM: modos de produção da verdade no WhatsApp durante a pandemia
8Dissipação discursiva via fragmentação de conteúdos no Whatsapp
9ENQUADRAMENTO TEMÁTICO NAS CHECAGENS SOBRE A COVID-19 NAS AGÊNCIAS FATO OU FAKE E LUPA
10FALANDO SOBRE A MORTE EM GRUPOS DE FACEBOOK: o caso de um obituário online
11MAPA MIDIATICO-TEMÁTICO: instrumental para roteirização de reportagem transmídia
12O ENTREGADOR, SUJEITO EM AÇÃO DURANTE A PANDEMIA: polêmica e (in)visibilidade
13Onde reverbera o Nordeste inventado: expressões do Semiárido
14OS FEMINISMOS E AS PUBLICIDADES EM REDE NO ANO DE 2015: mapeamento de um embate de racionalidades moventes.
15RÁDIO, OUVINTES E INTERAÇÃO: ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DA MEMÓRIA?
16SENTIDO, INTERAÇÃO E RISCO NA ESTRUTURA NARRATIVA DO FILME PUBLICITÁRIO: uma análise do anúncio da Specialized veiculado no Instagram
17TUDO COMEÇA PELA PALAVRA: discurso populista, divisão social e rupturas democráticas
18“FODA-SE A VIDA!”: interdições no discurso de Gabriela Pugliesi durante a pandemia do Covid-19
GT: RECEPçãO, CIRCULAçãO E USOS SOCIAIS DAS MíDIAS
TITULO
1A PROMOÇÃO DA CONECTIVIDADE NO CAPITALISMO DE DADOS: o caso Airbnb
2NARRATIVAS E BIOGRAFIA NO CORPO: tatuagem e literatura, as novas performances no cotidiano
3A CORROSÃO DO LAZER: Exploração do Trabalho Infantil nos Esports
4A recepção das telenovelas de Glória Perez por brasileiras residentes no Brasil e nos EUA: um estudo qualitativo longitudinal regresso
5ADOLESCENTES NO YOUTUBE E O ENGAJAMENTO QUE VAI ALÉM DO VÍDEO: pistas sobre tecnicidades e sensorialidades contemporâneas
6ARTICULAÇÃO ENTRE MÉTRICAS E DADOS TEXTUAIS COMO EXPERIMENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA ESTUDOS EM CIRCULAÇÃO
7As fronteiras do eu e do outro na cultura audiovisual: embates entre mediação e midiatização na representação de imigrantes e refugiados
8BOLSONARO NO G20: ambivalência, humor e disputa nas mídias sociais
9CIRCUITOS HETEROGÊNEOS: um conceito operacional para análise da circulação de vídeos sobre saúde na internet
10COMUNICAÇÃO DE DADOS…ROBÔ COMUNICATIVO…: metáforas que deslocam os sentidos da comunicação e desafiam os estudos de recepção
11CRIANÇA, MÍDIA E DIÁLOGOS: educação midiática através da pesquisa-ação na tríade da invisibilidade
12Estratégias metodológicas para investigar a recepção de pessoas com deficiência intelectual: possibilidades e desafios
13EXPERIÊNCIA MEDIÁTICA: um framework conceitual para análise de materialidades comunicacionais (notas inicias)
14INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E TICs: uma década de pesquisa em Educação, Psicologia e Comunicação
15JUVENTUDE E OS USOS SOCIAIS DAS MÍDIAS: o consumo midiático em cidades do Centro-Oeste do Brasil
16MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NO FUTEBOL EM TEMPOS DE MIDIATIZAÇÃO: Dos Atletas de Cristo ao caso do jogador Feijão, filho de Ogum
17MERCHANDISING SOCIAL, TELENOVELA E AGENDAMENTO DE NOTÍCIAS: um experimento metodológico com Caminho das Índias
18MULHERES RURAIS: fé, consumo midiático e (in)contestação nas roças de Camboriú
19NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NO YOUTUBE: uma análise do canal da booktuber Pam Gonçalves
20O QUE SIGNIFICA A LEITURA DE JOGOS LITERÁRIOS? Enigmas, logogrifos e anagramas impressos na virada do século XX
21PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: um mapeamento de estudos de Comunicação e Recepção
22PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL: o impacto online deste tema
23RECOMENDADO PARA VOCÊ: investigando o consumo televisivo guiado por sistemas algorítmicos
24Regionalização da mídia esportiva: Vinte anos de produções acadêmicas sobre o futebol nordestino
25“AMULETO CONTRA O VÍRUS”: sentidos da escuta radiofônica entre pacientes hospitalizados
26“DIVULGUE ESSA SÉRIE!”: imaginários do sucesso e do fracasso em produções Originais Netflix
27“INFÂNCIA NOSTÁLGICA”: conceito-movimento para compreender as crianças e suas mediações em relação com a mídia
Total de trabalhos submetidos: 451